CGA - Certificação de Gestores Anbima

O que é

CGA - Certificação de Gestores Anbima

A administração de carteira de valores mobiliários consiste na gestão profissional de recursos ou valores mobiliários, sujeitos à fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, entregues ao administrador, com autorização para que este compre ou venda títulos e valores mobiliários por conta do investidor.

Não é considerada como experiência profissional, para fins do atendimento ao requisitos abaixo, a atuação do interessado como investidor no mercado de valores mobiliários ou a administração de recursos de terceiros de forma não remunerada.

A quem se destina

A CGA se destina a certificar profissionais que desempenham atividades de gestão profissional de recursos de terceiros interessados em atuar como Gestor de Carteiras em Fundos de Investimento.

Não confundir esta certificação com a atividade de administrador de fundos de investimento, que está associada à manutenção e contratação de estrutura física de um fundo de investimento e é regulamentada especificamente pela CVM .

Pré-requisitos

A administração profissional de carteira de valores mobiliários só pode ser exercida por pessoa natural ou jurídica autorizada pela CVM, que atenda às seguintes exigências:

- Graduação em curso superior, em instituição reconhecida oficialmente, no País ou no exterior;

- Experiência profissional de, pelo menos, três anos na área financeira e/ou no mercado de valores mobiliários na área de administração de recursos de terceiros ou experiência profissional de, no mínimo, cinco anos, diretamente relacionada com as atividades exercidas no mercado de valores mobiliários;

- A CVM pode, excepcionalmente, dispensar o atendimento a este último requisito, desde que comprovada a experiência profissional de, no mínimo, sete anos.

Quem certifica
A instituição responsável pelo exame de certificação para Gestor de Carteiras é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).
   Quero conhecer o curso on-line

   Quero mais informações

   Voltar para "Certificações do Mercado Financeiro"


O que eu preciso fazer para ser um Administrador de Carteira de Valores Mobiliários?

São considerados gestores profissionais de recursos de terceiros, os profissionais que atuam na gestão de carteira de títulos e valores mobiliários e que têm alçada/poder discricionário de investimento (compra e venda) dos ativos integrantes da referida carteira.

O interessado deve se inscrever e ser aprovado em exame aplicado pela ANBIMA, e será considerado certificado se que for aprovado nos 02 módulos da CGA. Ao obter aprovação no primeiro módulo, o profissional possuirá um prazo de 12 meses para obter a aprovação no módulo faltante.

O valor da Taxa de Inscrição informado e pago à ANBIMA é de R$ 400,00 por módulo, sendo exigido aproveitamento igual ou superior a 70% das questões em cada módulo. O exame tem duração de 3 horas para cada módulo e é composto por 60 questões, também por módulo.

Como eu posso me preparar para o Exame de Certificação?
Entre em contato conosco para se informar sobre a formação de novas turmas.